Sou um espaço feito pensando em você, no seu entretenimento, nos seus momentos de diversão, na sua curiosidade e até no seu aprendizado. Somos um grupo de usuários em acompanhamento no CAPS (Centro de atenção psicossocial ) Dr. Rostan Silvestre, localizado no município de Maceió-AL, profissionais deste serviço de atenção (pedagoga e assistente social), estudantes universitários e pesquisadores que buscam uma espécie de igualdade no trato, no reconhecimento, no convívio com as pessoas. Autoria: Maria. 03 de Novembro de 2011

O blog, CRIANDO LAÇOS, foi feito pensando no entrosamento entre seus membros, na inclusão que este proporciona e na GLOBALIZAÇÃO que é o que nos motiva a seguir unidos cada vez mais. Pensando também que este blog seria um cantinho para mostrarmos nossas criações e produções para podermos conhecer as pessoas mais profundamente. Autoria: Maria - 13.Outubro de 2011.

A gente cria filhos, cria medo, cria sonhos, esperança, até animal, também cria laços, laços de família, de amizade, de coleguismo, de amor e de sangue. Pois é, a gente vai CRIANDO LAÇOS e vai transformando a vida da gente num laço fraterno onde um precisa do outro para continuar se eternizando. Então, viva a vida, viva o amor e viva os laços fraternos que unem a todos nós. Seu OBJETIVO: Sociabilizar educando, pois educação salva, liberta. Buscar mais interação e entrosamento para fazer parte da GLOBALIZAÇÃO, que une, viabiliza, agiliza e torna fácil tudo o mais. Autoria: MARIA em 22 de setembro de 2011.

Esse quebra-cabeça representa laços de amizade e de afeto nas nossas vidas, pois não podemos nos separar. Autoria: Hades - 13 de Outubro de 2011.


Projeto Criando Laços




A pesquisa titulada como  Saúde Mental e Tecnologias: Produções bibliográficas e dispositivos  tem como um dos objetivos buscar  experiências  que utilizam as tecnologias da informação e comunicação como apoio ao tratamento as pessoas em sofrimento psíquico e tem como o intuito a  reinserção social e a promoção a saúde.  
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) vêm trazendo contribuições para a sociedade como um meio de facilidade, acessibilidade e aprendizagem nos mais diversos lugares. A inclusão digital vem contribuindo para o conhecimento, principalmente nas escolas que utilizam como mediação para o ensino. Outra área que está envolvida com as tecnologias é a saúde mental, pois através de estudos realizados foram elencados e observados em artigos, livros e sites experiências que utilizam as TIC como meio de tratamento as pessoas em sofrimento mental, tendo o objetivo de reinseri-las no meio social. 
Durante a realização desta, foram elencados projetos brasileiros e internacionais que tem como prática o uso da web rádio, TV e blog como novos meios de tratamento, agindo assim a ideia da reforma psiquiátrica. 

Estão eles: a TV Pinel -Rio de Janeiro (http://www.sms.rio.rj.gov.br/hospitais/pinel/media/pinel_tv_pinel.htm), a Rádio Nikosia -Barcelona (http://radionikosia.org/), a Rádio TamTam- Santos (http://www.tamtam.art.br/ong/), a Rádio La Colifata- Buenos Aires (http://lacolifata.openware.biz/index.cgi), Rádio Maluco beleza- Campinas (http://www.candido.org.br/component/option,com_sscf_rmb), Projetos terapêuticos (http://www.projetosterapeuticos.com.br/botao3.php).

Nas palavras de Santos (2003), sobre uma rádio que foi criada para os usuários de um CAPS na cidade de São Paulo, a Rádio CAPS Perdizes:
A rádio era um convite à palavra e ao gesto, uma convocação à lembrança, à vibração da vontade; um momento de história para contar, de pedidos a fazer, de queixas, do prazer da voz ampliada e da volúpia da palavra (p.46)

O trabalho com o computador e seus dispositivos pode ser trabalho com duas funções, as oficinas propiciarem a instrumentalização do computador, favorecendo assim um curso para o mercado de trabalho ou oficinas que protagonizem a busca a saúde, habilitação e reinserção a sociedade fazendo uma distinção de um modelo empregatício. A partir da escolha de como se trabalhar, a equipe começa a desenvolver princípios para o decorrer das atividades, tais princípios que são norteadores para um êxito em um trabalho coletivo.
Feito os estudos bibliográficos pode-se perceber que os projetos estudados trabalham com a ideia de habilitar o usuário, deixar o usuário criar relações dentro e fora do ambiente terapêutico e que através de softwares livres eles têm um acesso, junto com a sua criatividade e o trabalho coletivo desenvolver atividades que tenham as particularidades de cada sujeito. Contudo, a pesquisa proporcionou um estudo bibliográfico sobre a reforma psiquiátrica e um levantamento sobre modelos existentes que utilizam as tecnologias da informação e comunicação como práticas de intervenção na saúde mental, no qual vem nos mostrando pontos positivos para um trabalho interdisciplinar.

Jéssica do Nascimento Carneiro
jessicacarneiroufal@gmail.com




Referencia
SANTOS, Abrahão de oliveira. “Está Vazio”: Desritualização e Dispersão na Oficina de Rádio. Psicologia ciência e profissão, 2013, 21 (3), 44-49. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932003000100007&lng=pt&nrm=iso> acesso: em 02 de março de 2012.